Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e o Inverno

Édna Tanaka

1 min read

Com o frio, acabamos nos encolhendo e assim, surgem as dores no corpo porque as articulações e os músculos ficam contraídos. Temos também a entrada do vento frio no organismo. As principais dores acontecem nos ombros, joelhos, coluna vertebral, pés e mãos.

Além das dores, há uma incidência maior de afecções do trato respiratório como asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite, além de gripes e resfriados.

E nesta hora, a Acupuntura é bem indicada, tanto como prevenção quanto tratamento, promovendo a circulação de energia (Qi) e calor. Auxilia na liberação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica.

Também podemos associar outras técnicas de tratamento como a eletroacupuntura, a moxaterapia e a auriculoterapia, conforme a necessidade.

Outra dica é quanto a alimentação, onde, na Medicina Chinesa, denominamos de Dietoterapia Chinesa.

Introduzir a cebola, alho, coentro, pimenta, gengibre, canela, cravo, ajudam a dispersar o frio do organismo. Tanto pode ser na comida ou em forma de chás.

Cuidar do corpo no inverno é uma forma de se preparar para o restante do ano com mais equilíbrio. Quando ouvimos os sinais do nosso organismo e buscamos apoio em práticas terapêuticas milenares, como a Acupuntura, abrimos espaço para uma saúde mais integral. Com pequenas mudanças na rotina — como a escolha dos alimentos certos e o uso de terapias complementares —, é possível viver essa estação com mais bem-estar, calor interno e vitalidade.

Édna Tanaka

Acupunturista desde 2013, com especialização no CEATA e formação em Acupuntura Japonesa pela Escola Shinkyu Dojoh. Farmacêutica-Bioquímica, migrou em 2022 para se dedicar integralmente às Terapias Integrativas, incluindo Radiestesia Genética.

Se interessou?

Agende sua sessão de acupuntura 👇

Últimos posts do blog