Alimentação e o Inverno

Édna Tanaka

2 min read

O inverno traz consigo mudanças não só no clima, mas também nas necessidades do nosso corpo. Para manter a saúde e o bem-estar durante os dias frios, é essencial adaptar a alimentação, escolhendo alimentos que nutrem, aquecem e fortalecem a imunidade. A seguir, confira orientações valiosas sobre o que consumir, o que evitar e como tornar suas refeições momentos mais conscientes e prazerosos.

O inverno é o tempo para sopas, ensopados, raízes e vegetais cozidos e assados. Inclua na alimentação alimentos que nutrem o elemento água, como amora, castanhas, nozes, gergelim preto, aveia, uva, gema de ovo, feijão preto, grão de bico, milho, cominho, camarão, ovos de codorna, todos os brotos, arroz integral e abóbora.

No inverno fuja dos alimentos frios e crus de forma geral, pois eles tendem a esfriar o corpo.

Evite pepino, soja, manga, tomate, maionese, queijos amarelos, leite integral, farinha branca e frituras pois se consumir demais no inverno, pode deixar a energia do baço enfraquecido, gerando umidade, catarro, coriza e inchaços.

E na hora da refeição, aproveite para colocar em prática o mindful eating:

  • Coma devagar

  • Mastigue bem, sinta a textura dos alimentos

  • Saboreie o que está comendo

  • Sinta o cheiro da comida

  • Aprecie o momento e tenha atenção plena

Ao adaptar sua alimentação ao inverno, você fortalece o organismo e promove equilíbrio físico e emocional. Valorize os alimentos que aquecem e nutrem, evite os que comprometem a energia vital e pratique a atenção plena durante as refeições. Cuidar de si é um ato de saúde e autoconsciência.

Édna Tanaka

Acupunturista desde 2013, com especialização no CEATA e formação em Acupuntura Japonesa pela Escola Shinkyu Dojoh. Farmacêutica-Bioquímica, migrou em 2022 para se dedicar integralmente às Terapias Integrativas, incluindo Radiestesia Genética.

Se interessou em marcar uma sessão comigo?

Reserve seu horário 👇

Últimos posts do blog